sábado, 11 de maio de 2013

em Território Amigo

Olha aí, mais uma entrevistinha maneira em território amigo. Dessa vez o bacana Fabio Barbosa que se mandou com filho, mulher e bichinhos do Rio lá para Porto Alegre me abordou assim de forma repentina para o zine www.feiramodernazine.com do também bacana e homem de princípios Rafael A. Estou postando a íntegra da prosa aqui no Surf.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maurício Porão é o fotógrafo do underground. Seu trabalho com imagens já registrou diversos shows e bandas, além de passear por outras praias. Mas, sem dúvida, a faceta que mais chama atenção em seu trabalho são as modelos em cenários cuidadosamente escolhidos por Porão. Essa é a terceira entrevista que faço com o cara. A primeira pode ser encontrada no pdf QUEM SOMOSNÓS?  e a segunda foi no programa de rádio Hora Macabra
 
FMZ_ONLINE: Pra começar: O que aconteceu com seus blogs? Gostava de dar uma passada por eles para acompanhar as atividades, mas parece que sumiram da internet.

Porão: Sou um pouco paranoico! Costumo retirar alguns blogs do ar porque fico pilhado de que está havendo muita exposição ou algo do tipo. De qualquer forma, realmente dei uma limada definitiva em alguns e fiquei somente com os dois que mais curto Faiht On e Surf na Costa Azul. Ambos estão no ar, pode conferir!


FMZ_ONLINE: E da nossa última entrevista pra cá, como tem rolado os trabalhos?


Porão: Bem, a quantidade de ensaios diminuiu bastante devido à minha atual pouca falta de tempo e concentração que tenho direcionado para outras áreas de minha vida. No momento estou repórter fotográfico para ter uma renda básica e pagar as despesas principais. Acho essa profissão, Fotojornalista, absurdamente maravilhosa, fantástica, enigmática, linda! Mas sinceramente creio que me falta destreza e identificação para levar isso adiante. Parece estranho, mas é o que sinto! Prefiro admirar o desempenho perfeito de alguns amigos e colegas a atuar nesse ramo. Meu lance é Mulher mesmo! Do meu jeito, da minha forma e quem gostar ótimo! Tenho muito mais autoconfiança!
 
FMZ_ONLINE: Além da fotografia, você andou se aventurando pelo mundo da escrita. Como foi a experiência e como o pessoal pode ter acesso a essa outra face da produção?

Porão: Nada relevante! Acostumei-me a fazer algumas poesias em tons extremos de tristeza ou alegria... às vezes um misto das duas emoções. Mas é algo terapêutico e sem maiores enfoques. Eu vinha escrevendo também a saga Terra de Matuto, uma aventura bizarra de dois agentes federais intergalácticos - Udi e Grudi (eu e meu gato preto Ian Curtis), numa galáxia hostil e perversa, a Matutolândia, em homenagem à região onde resido. Tudo muito debochado e anárquico. Mas comecei a achar que algumas pessoas de quem gosto poderiam estar se ofendendo com os capítulos de extremo baixo nível ético. Resolvi dar um tempo e deixar a poeira baixar. Mas posso adiantar que, pegando um gancho no Tropa de Elite, o inimigo agora é muito mais poderoso! Udi e Grudi retornarão as aventuras agora numa nova Galáxia ainda mais hostil, a Esquizitolândia. Em homenagem à cidade onde trabalho. Funciona, sempre e sempre, como uma válvula de escape. Nada deve ser levado à sério!
 
FMZ_ONLINE: Voltando as fotografias: Soube que aconteceram umas exposições por aí. Como foram?

Porão: Tem um povo antenado em cultura na cidade onde moro, Rio das Ostras! Eles realizam uma cena interessante chamada A Música da Cidade. Houve uma espécie de Viradão Cultural onde outras vertentes e expressões foram convidadas. Acabei entrando nesse "bolo"! Expus em dois lugares distintos pela cidade, com temas diferentes. Aproveitei para finalmente lançar alguma coisa da minha abordagem particular do Festival de Jazz & Blues local. Mas o forte sempre despenca para as modelos sensuais, exóticas e desnudas. Digamos que minha marca artística. Não sei... Costumo ter uma certa reciprocidade dos estudantes de Produção Cultural da UFF local. Tenho bastante simpatia por esses garotos e garotas. São novinhos, bem afiados em informações, simpáticos e muito malucos!!!


FMZ_ONLINE: Qual a maior importância do seu trabalho para você? E para o público?

Porão: Quando eu partir dessa para uma (suposta) melhor: eternize-se tanta lindeza e formosura!!! Para o público? Faço a mínima ideia!
 
FMZ_ONLINE: Para um cara que trabalha com imagem: O que é beleza?

Porão: Prefiro que a pergunta seja "para um cara que lida"! Viver é lindo, desejar é profundo! Desejo viver de forma linda!!!


FMZ_ONLINE: Para provocar: Arte ou pornografia?

Porão: As duas coisas, juntas, separadas, misturadas, tanto faz... Cada qual com seu cada um!

 
FMZ_ONLINE: O que está por vir?

Porão: As criaturas mais lindas do universo... desnudas como Anjos! Portadoras da Alegria da Vida!

por: Fabio da Silva Barbosa



 fotos por: Maurício Porão

post original:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário