quarta-feira, 25 de setembro de 2013

montagem

No Youtube há o filme "Um homem com uma câmera" (1929) do Dziga Vertov na íntegra. Infelizmente a trilha sonora não é a original da época, mas foi composta e conduzida pela Alloy Orchestra, seguindo as instruções escritas por Dziga Vertov.















... creio que a Montagem também está representada de várias formas neste belíssimo vídeo do duo australiano Dead Can Dance - a música chama-se The Carnival is Over :


Podemos dizer então que o emprego da montagem permitiu uma passagem histórica entre dois modos de articulação da forma na arte: de um cuja coerência se baseava num referente externo e reconhecível (como seria a garrafa na obra cubista) para outro de coerência estrutural e auto-referente, isto é, baseada nos próprios procedimentos e materiais da obra (como as propriedades dos diferentes metais na obra construtivista). Assim, a montagem colaborou para a liberdade formal e para maiores possibilidades de reinvenção e abertura da estrutura da obra de arte. Isso, por sua vez, culminaria na idéia de uma estrutura transitória, reversível ou modificável, que ganhou força sobretudo a partir dos anos 50.

texto abaixo do vídeo do Dead Can Dance - SENAC RJ

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