Inspirado no romance homônimo do jornalista Tom Bradby, Shadow Dancer é do diretor James Marsh, conhecido por documentários premiados como “O Equilibrista” (2008) e “Project Nim” (2011). O filme toca na controversa questão separatista da Irlanda do Norte, uma luta que ganhou as páginas dos jornais ao longo dos anos por conta dos constantes ataques terroristas do Exército Republicano Irlandês (IRA) e a dura repressão do governo britânico.
Na trama, uma jovem mãe solteira (Andrea Riseborough) se sente responsável pela morte de seu irmão mais novo, causada pelo exército inglês num incidente. Por isso, ela ajuda esporadicamente seus irmãos em algumas missões, como plantar bombas. Até que um agente do MI-5 chamado Mac (Clive Owen, de “Os Especialistas”) a obriga a trabalhar como espiã, fornecendo informações sobre seus parentes, que são integrantes do grupo terrorista, em troca da segurança de seu filho.
O roteiro foi escrito pelo próprio Tom Bradby. O elenco traz ainda Martin McCann (“Fúria de Titãs”), Aidan Gillen (série “Game of Thrones”) e Gillian Anderson (“Arquivo X – Eu Quero Acreditar”). O filme se passa durante o período de negociações entre o governo inglês e o IRA; a tensão ainda existia, mas havia disposição de se resolver o conflito entre as partes. Apesar disso, o serviço secreto britânico continuava investigando, pagando informantes, fazendo prisões, enquanto a organização clandestina irlandesa seguia planejando ataques e fazendo vítimas. Em Shadow Dancer os laços familiares e as circunstâncias em que sem encontravam as pessoas comuns na ocasião - que eram pegas no meio disso tudo - é o enfoque maior e a especialidade do roteiro parte daí. Um filmaço que ajudou a me salvar do Carnaval 2014.
por Porão
http://www.youtube.com/watch?v=ZzrDz2_VUGI
Nenhum comentário:
Postar um comentário