segunda-feira, 31 de março de 2014

cine noia - The Visitor

The Visitor do diretor premiado Thomas McCarthy , aborda a vida de um professor universitário, viúvo e solitário, já na meia idade, cuja vida muda quando se depara com questões como identidade, imigração e relações multiculturais em um mundo pós 11 de setembro. Walter Vale (Richard Jenkins - indicado ao Oscar de melhor ator quando no lançamento do filme em 2007), o viúvo em questão, dá aula de economia na Connecticut College e preenche seu tempo com aulas de piano para tentar imitar sua esposa falecida, uma pianista clássica;  frequentemente também trabalha em um livro. Quando Walter é mandado para Nova Iorque (onde tem um apartamento) para apresentar um trabalho em uma conferência acadêmica na Universidade de Nova Iorque,  não fica nada entusiasmado com sua função tendo em vista as coisas com que viria a se deparar.


Ao chegar em seu apartamento em Manhattan, descobre um casal enganado por um corretor safado vivendo lá: Tarek, um sírio-palestino tocador de djembê (uma espécie de tambor africano) e Zainab, uma senegalesa designer de joias. Mais tarde descobre que ambos são ilegais no país. Embora não tenham para onde ir, juntam suas coisas constrangidos e vão embora, porém Walter os segue e os convence a voltar. Nos dias que se seguem, uma amizade se desenvolve. Tarek ensina Walter a tocar o tambor e os dois se juntam a um grupo de homens em uma roda de tambor no Central Park.


Na volta para casa, Tarek é injustamente acusado de pular a catraca do metrô, sendo preso por não pagar seu bilhete, indo parar em um centro de detenção para imigrantes no Queens. Para tentar impedir a deportação, Walter contrata um advogado. Sentindo-se incomodada por ficar no apartamento sozinha com Walter, Zainab muda-se para viver com familiares no Bronx.

A mãe de Tarek, Mouna, inesperadamente chega em Nova Iorque vinda de Michigan quando fica sabendo da prisão de seu filho. Também ilegal nos EUA, ela aceita a oferta de Walter para ficar no apartamento e os dois desenvolvem uma amizade. Walter confessa que sua vida é tediosa:  não gosta do curso que ensina há vinte anos e o livro que diz estar escrevendo não está nem um pouco perto de terminar. Mouna revela que seu falecido marido jornalista foi preso por escrever um artigo contra o governo na Síria e que ela está preocupada com o futuro de seu filho caso Tarek seja deportado. Os dois começam a compartilhar uma simples vida doméstica com Mouna fazendo comida para Walter e ele levando-a para ver O Fantasma da Ópera na Broadway. Algo mais acontece entre os dois.

Sem aviso, o governo norte americano deporta Tarek  e Mouna decide voltar a Síria para ficar com ele. Na última noite, antes de ir embora, Mouna se culpa por tudo que aconteceu de errado; Walter a leva para o aeroporto no dia seguinte. Sozinho mais uma vez, Walter toca tambor na plataforma da estação de metrô, como Tarek disse que gostaria de ter feito. Não há nada demais e nem nada de menos neste filme. Apenas assista, emocione-se e se divirta.

    trailer:



por Porão

Nenhum comentário:

Postar um comentário