Um ano traduzido em 145 fotos. A exposição World Press Photo volta ao Rio de Janeiro com a missão de sintetizar os acontecimentos do último ano através dos mais belos e impactantes registros do fotojornalismo mundial. Em sua 58ª edição, a mostra World Press Photo ocupa de 19 de maio a 21 de junho, uma das galerias da Caixa Cultural, no Centro. Promovida pela fundação que a batiza, fundada em 1955 e sediada em Amsterdã, na Holanda, a mostra é resultado de uma premiação internacional, escolhida por um júri de especialistas. Os cliques exploram temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente.
A World Press Photo do Ano, a grande vencedora, foi a imagem “Jon and Alex”, do dinamarquês Mads Nissen. A foto mostra Jon e Alex, um casal gay, em um momentoíntimo em São Petersburgo, na Rússia. A vida para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) é cada vez mais difícil no país. Minorias sexuais encaram discriminação legal e social, perseguição, e até violentos ataques de ódio de religiosos conservadores e grupos nacionalistas. Segundo a jurada Alessia Glaviano, editora fotográfica da Vogue Itália que participou da seleção das imagens, a foto vencedora tem uma mensagem sobre o amor como resposta ao que está acontecendo no mundo atual.
“É sobre o amor como um problema global, de maneira que transcende o homossexualismo. Manda uma poderosa mensagem para o mundo, não apenas sobre homossexualismo, mas sobre igualdade, sexo, sobre ser branco ou preto, sobre todos os problemas relativos à minoria”, disse.
O concurso de 2015 atraiu inscrições de todo o mundo: 97.912 imagens foram enviadas por mais de 5.692 fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais de 131 países. O júri premiou em oito categorias 41 fotógrafos de 17 nacionalidades de países como: Austrália, Bangladesh, Bélgica, China, Dinamarca, Eritreia, França, Alemanha, Irã, Irlanda, Itália, Polônia, Rússia, Suécia Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
“O concurso da World Press Photo reúne os melhores fotógrafos dos principais veículos de comunicação mundial e serve de incentivo aos profissionais da área. A seleção é a mais fiel e abrangente reunião de fatos publicados na imprensa mundial”, enfatiza Rafael Ferraz, sócio da Capadócia Produtora Cultural, responsável por trazer a mostra para o país.
O Brasil na World Press Photo 2015
Os brasileiros poderão se identificar com uma das fotos premiadas. O chinês Bao Tailiang recebeu o primeiro lugar na categoria “Esportes”, com a imagem “The Final Game”, fotografada no Rio de Janeiro, durante a final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. Na imagem, o jogador argentino Lionel Messi observa a taça da Copa depois de perder o título de campeão mundial para a Alemanha por 1 x 0.
World Press Photo
A World Press Photo, organização independente sem fins lucrativos, promove o maior concurso internacional de jornalismo visual. A fundação está empenhada em apoiar e promover elevados padrões no fotojornalismo e nos documentários, com o objetivo de gerar interesse e reconhecimento no grande público pelo trabalho dos fotógrafos e de outros jornalistas visuais, e pela livre troca de informações.
Serviço:
Exposição World Press PhotoVisitação: 19 de maio a 21 de junho de 2015
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada franca
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada franca
conheça mais:










Nenhum comentário:
Postar um comentário