De fotos casuais a profissionais, a relação entre o fotógrafo e os pontos de iluminação é sempre um desafio.
O importante é testar as possibilidades do seu equipamento e utilizar a configuração ideal para cada clique, já que nem sempre podemos controlar a iluminação do ambiente onde estamos.
Conhecer mais sobre iluminação e explorar seu equipamento são práticas essenciais para fotografar bem
Ajuste a sensibilidade (ISO) em ambientes escuros
No modo “easy”, a câmera aumenta automaticamente a sensibilidade ISO do sensor para captar mais detalhes da imagem, de acordo com a luz do ambiente.
Mas o ideal é que você conheça as possibilidades de sua câmera e use a ISO que permite captar imagens sem perda de qualidade, pois, quanto maior a sensibilidade, maior é o risco de obter ruído na imagem.
Comparativo de imagens capturadas usando diferentes ISO (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Conforme observamos na imagem acima, com ISO 100 (uma baixa sensibilidade) a imagem ficou “tremida”, pois a câmera precisou de mais tempo para registrar a imagem e a modelo se movimentou.
Por outro lado, a imagem capturada com ISO 6400 (uma sensibilidade alta) a câmera registrou a imagem muito rapidamente (imagem “congelada”), mas apresentou ruído. Neste situação o melhor seria continuar a fotografar com sensibilidade ISO entre 800 e 1600.
A iluminação ideal para objetos pequenos
Para obter imagens impecáveis de objetos pequenos com fundos neutros (branco, preto ou colorido), profissionais utilizam a “tenda de luz”, também chamada de “barraca de luz” ou “barraca difusora”.
O termo “difusor” é atribuído pelo fato das laterais e topo serem feitos de material translúcido. Isto permite suavizar a luz que entra na tenda, iluminando o objeto de maneira mais uniforme, suavizando as sombras.
Tenda difusora profissional, à esquerda, e opções improvisadas (Foto: Reprodução)Em nossa matéria sobre como fotografar objetos que refletem, ensinamos algumas técnicas para fotografar este tipo de objeto sem que o reflexo do ambiente e do próprio fotógrafo interfira na imagem.
Usando flash em fotos macro
Quem já tentou usar o flash embutido da câmera em fotos macro deve ter percebido que os resultados não são nada legais. O equipamento indicado para esta situação é o flash circular (“ring flash”).
Exemplos de uso do flash circular (Foto: Reprodução/Wikipedia)
Difusor feito de material translúcido pode ajudar a obter fotos macro com melhor iluminação (Foto: Reprodução/PBase Duncanc)O “softbox” é um equipamento profissional utilizado em conjunto com refletores (lâmpada) para iluminar objetos e pessoas. O softbox é como uma a armação de um abajur, com um tecido translucido na frente para suavizar a luz. E o refletor seria a parte elétrica, onde se encaixa a lampada.
Profissionais usam refletores com softbox, presos a um tripé que possibilita ajuste de direção a altura. Caso deseje adquirir este tipo de equipamento, fique atento, pois estas partes são vendidas separadas.
Comparativo entre a iluminação de objeto feito por luz direta, e equipamento com difusor (Foto: Reproducão/Adriano Hamaguchi)
Difusor improvisado de papel preso a um abajur de mesa (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)No exemplo abaixo, observe que a sombra projetada é bem mais suave quando usamos o difusor. Além disso, as cores do objeto são melhores retratadas, pois as áreas brancas provocadas pelo excesso de luz se amenizam (algo semelhante acontece com rostos).
Comparativo de duas imagens fotografadas sem difusor, à esquerda, e com difusor, à direita (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Ajuste a potência do flash
Quando câmera ajusta automaticamente a potência do flash, geralmente os resultados não agradam. Este é um dos motivos que leva muitas pessoas a criarem certa resistência ao uso de flash.
Acredite, o flash é seu amigo. É possível ajustar sua potência para evitar a “cara de susto” e a formação de sombras muito fortes. A diferença entre os resultados usando a potência incorreta e a ideal é absurda.
Objeto fotografado com diferentes potências do flash (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Conheça os difusores de flash
O flash é uma luz muito potente, que promete ser útil para fotografar ambientes e objetos. Por isso, ele pode parecer excessivo quando fotografamos pessoas e objetos quando estão próximos. Se diminuir a potência do flash não é suficiente, você pode usar o difusor de flash para suavizar seus “efeitos colaterais”.
Há modelos para câmeras compactas que possuem sapata, onde o difusor ficará à frente do flash. Pode parecer desajeitado, mas os resultados valem a pena.
Difusor de flash para câmeras compactas, e que possuem sapata (encaixe) para flash (Foto: Reprodução/JJC)
Difusor para flash pop-up de câmeras DSLR e superzoom (Foto: Reprodução/JJC)
Cartão de visita transformado em rebatedor difusor, fixado em flash embutido de câmera (Foto: Reprodução/DiYPhotography.com)No exemplo abaixo, utilizamos um difusor com papel sulfite em volta do flash embutido. A diferença na imagem pode ser sutil, mas com o difusor percebemos mais naturalidade nas feições.
Comparativo entre fotografias sem o uso de difusor, à esquerda, e com o uso de difusor para flash, à direita (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Este é um guia para obter boas imagens no modo manual.
Passo 1. Aumente o ISO até a sensibilidade que sua câmera aguenta sem gerar “ruído”. Alguns modelos suportam captar imagens com ISO 3200 apresentando um ruído mínimo.
Passo 2. Ajuste a velocidade para 1/50 s. Esta é uma boa velocidade para capturar momentos espontâneos, evitando imagens “tremidas”.
Passo 3. Aumente a abertura ao máximo. Lentes “claras” como a famosa 50 mm permite abertura de f/1.8, mas o fundo ficará desfocado. Avalie se o efeito gerado te agrada, ou não. Se preferir o fundo nítido, utilize aberturas menos. As lentes mais comuns das DSLR, as 18 ~ 55 mm geralmente possuem abertura máxima de f/3.5.
Passo 4. Teste sua imagem.
Passo 5. Se a imagem ficou escura, você pode diminuir a velocidade (correndo o risco da imagem ficar tremida) ou aumentar a sensibilidade ISO (correndo o risco de obter uma imagem com ruído).
Bem, melhor ter uma imagem com ruído do que “borrada”. Se você mudar de ideia, acione o flash, ajustando sua potência para a mínima possível.
Crie cliques criativos
Depois de aprender um pouco sobre estes truques de iluminação e configuração do seu equipamento, experimente. Tente reproduzir em casa os “ambientes hostis” para fotografia e treine.
Simule em escala reduzida, cenas que você gostaria de clicar, e teste todas as configurações indicadas e as não indicadas pelo modo automático da sua câmera.
Montagem de cena com objetos (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)
Imagem de uma mesma pessoa fotografada com pontos de luz de diferentes ângulos (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)É através de testes que você imprime cada vez seu próprio estilo na fotografia, e para te ajudar nesta experimentação, sugerimos que você confira nossas dicas sobre como fotografar o por do sol, como fotografar estrelas e como fotografar usando longa exposição.
Dicas importantes
Equipamentos fotográficos profissionais não deixarão de ter seu valor. Se você fotografa profissionalmente, tenha equipamentos profissionais. Clientes podem estranhar “gambiarras” e materiais improvisados.
Não utilize colas e fitas adesivas aplicados diretamente na câmera. Você pode emperrar partes móveis e danificar seu equipamento.
Ao utilizar papéis e plásticos sobre lâmpadas e materiais elétricos, certifique-se que eles não estão em contato direto. Lâmpadas esquentam e há risco de tudo pegar fogo.
Pesquise sobre flash externo. As limitações do flash embutido são análogas às limitações da “lente 18 ~ 55 mm do kit”. Com o tempo, você percebe isso. Alguns até dizem que “não é possível fazer nada com o flash embutido”. Pode parecer exagero, mas o flash externo dá ao fotógrafo uma nova experiência totalmente diferente com a luz. E como todos sabem, luz é imagem.
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