quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Macro

M.Porão
Você decide tirar uma foto macro, pega as duas câmeras - 5d e 7d -  e sai à procura de um inseto. Você vê uma borboleta na mesma flor de antes, mas se chegar muito perto ela pode voar! Neste caso então o melhor é usar a câmera com o sensor APS-C, já que com ela é possível trabalhar a uma distância maior do inseto.
 
Mas isso não é tudo: em fotografia macro é muito difícil conseguir profundidade de campo suficiente, então, um pouquinho mais de espaço para focar é melhor. Quanto maior a distancia do modelo, maior a profundidade de campo.
Objetos Distantes

Ter um sensor que apenas captura o centro da cena às vezes pode ser vantagem. Para quem fotografa pássaros, por exemplo, ter um sensor APS-C é como ter uma lente mais longa.

As câmeras Canon APS-C normalmente tem o crop factor (fator de corte) de 1.6, já as Nikon APS-C (conhecidas também como Nikon DX), tem o fator de corte de 1.5. O crop factor algumas vezes é chamado de ―fator multiplicador porque você pode usar este número para calcular como a lente da câmera funciona em relação ao seu sensor.

 
Por exemplo, uma objetiva de 100mm em uma câmera com sensor fotográfico full-frame se comporta como uma lente de 100mm. Mas se colocarmos a mesma lente em um corpo que tenha um sensor de crop factor 1.6, o enquadramento será de 1.6 x 100mm = 160mm, ou seja, seria quase o mesmo que usar uma lente de 160mm.

Fazer isso é quase como aumentar o tamanho da lente teleobjetiva. Mas como falei anteriormente, o sensor APS-C não magnifica a imagem, ele apenas corta as bordas dando a impressão de que o modelo está mais perto. Apesar de ser uma enorme vantagem para fotografar esportes ou vida selvagem, também pode atrapalhar bastante quanto você quiser tirar fotografias de paisagem ou lugares onde há pouco espaço. 
 
Full-frame VS APS-C

PRÓS:

 Aproveita ao máximo as grande-angulares;
 Permite que o fotógrafo se aproxime mais do modelo/assunto, reduzindo a profundidade de    campo, deixando o fundo mais borrado;
 O sensor fotográfico maior garante fotos com menos ruído;
 Ótimo para fotografia de paisagens, rua, arte, arquitetura e produtos.

CONTRAS:

 Mais caro que o APS-C;
 Mais difícil de ―preencher uma foto ao fotografar objetos distantes.

 
APS-C Câmeras

PRÓS:

 Mais barato;
 Teleobjetivas se comportam como lentes mais longas ainda;
 Ótima escolha para fotografia de vida selvagem, esportes e macro.

CONTRAS:
M.Porão

 Diminui o ângulo de visão das grande angulares;

 O fundo pode ficar um pouco mais em foco e consequentemente mais distrativo;

 O sensor menor às vezes pode resultar em imagens com um pouco mais de ruído.


fonte: http://www.hahnemuehle.com/en/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário