
O que não consegue mostrar por não dispor de imagens reais, a diretora encena em sequências igualmente dramáticas em preto e branco. Ao contrapor a realidade comprovada e a realidade encenada, é destacado o trabalho do diretor de fotografia Walter Carvalho e da montadora Idê Lacreta, ligando os dois mundos igualmente sombrios.
O ponto de partida é a chacina de Vigário Geral, em 1993, que deixou 21 mortos e transformou o bairro em barril de pólvora, pois tudo levava a crer que novamente reinaria a impunidade, como em tantos casos anteriores. Para isso conspirava a proteção da chefia da corporação policial, também envolvida, e o medo das testemunhas em expor suas famílias à vingança dos criminosos.
Mas o surgimento de um informante, também metido nesse e em centenas de outros casos, permitiu que as investigações tivessem outro rumo. Ivan, o "X-9" no jargão policial carioca, aparece no filme quase como um narrador cínico da tragédia, da qual ele só não participou por um impedimento de última hora. Ele era ligado a um grupo de policiais conhecidos como "Os Cavalos Loucos", que extorquiam traficantes.

São chocantes os relatos de sobreviventes e familiares de pessoas mortas não só da chacina de Vigário Geral como de outras execuções que ganharam as manchetes policiais, como as do Complexo do Alemão, o assassinato da juíza Patrícia Acioli, em 2011, e, mais recentemente, da tortura, morte e ocultação do corpo do pedreiro Amarildo.
Alguma justiça foi feita em todos esses casos, mas o sentimento de impunidade ainda é forte, seja entre os sobreviventes das comunidades, advogados, promotores e investigadores que se empenharam na elucidação dos crimes.
O próprio coronel Valmir Brum, que trabalhou no esclarecimento da chacina de Vigário Geral, também é cético: "Os jovens hoje estão mais interessados em obter a carteira de polícia para ter acesso a armas e ganhar dinheiro com segurança. Eles não estão interessados em defender a sociedade".
*As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb
post original:
http://cinema.uol.com.br/noticias/reuters/2014/11/12/a-queima-roupa-retrata-chacinas-policiais-no-rio-e-cobra-impunidade.htm
outras visões:
http://www.pipocagigante.com.br/?p=63677
aqui tem o trailer:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-231384/trailer-19541153/
Nenhum comentário:
Postar um comentário