PROCOVA: Antes de cada ensaio há um plano de desenvolvimento sequencial ou a elaboração das fotos é realizada intuitivamente, deixando câmera e modelos guiarem o curso de uma sessão fotográfica?
MP: Em pouquíssimos casos divido a direção! Disso me orgulho em dizer: minhas poses e expressões podem ser repetitivas mas esboçam anos e anos submundanos. Sou eu ali. As vezes a modelo pensa que está dirigindo o ensaio...mal sabe ela que eu é que estou com as rédeas na mão. Desenvolvi toda uma estratégia para lidar com o ego alheio. No fim, todos saímos satisfeitos!
PROCOVA: Quanto tempo, aproximadamente, dura um dos seus ensaios? É notável, em muitas fotos, que dias ou semanas são consumidos a fim do alcance do proposto durante o desenrolar dos ensaios.
MP: Um ensaio pode se prolongar por dias, mas apenas algumas horas serão utilizadas em cada locação. O que toma tempo mesmo são as roupas, a maquiagem e o deslocamento até o local. As praias desertas do Mar do Norte em Rio das Ostras (onde resido atualmente) e as ruínas do Orfanato em Nova Friburgo são os dois locais de mais difícil acesso prático onde fotografei algumas modelos.
PROCOVA: A cumplicidade dos(as) modelos é fundamental no organismo estético de todo um ensaio. Claramente se vê que tanto os homens quanto as mulheres que por você são fotografados tornam-se cúmplices do que as lentes de suas câmeras estabelecem como parâmetros consciente ou inconscientemente. Mas, mesmo sendo assim, pergunto-lhe se, alguma vez, ou várias, nas fotos mais ousadas de seu portifólio, houve algum tipo de "trava" da parte de uma das suas modelos.
MP: Tenho minhas mágicas para lidar com isso. É só uma questão de tempo. Na primeira hora a pessoa está contida. Aos poucos vai se soltando, se sentindo, se amando, se libertando...lágrimas escorreram em várias ocasiões! Era a Senhora Liberdade, cúmplice e nos abençoando, ali naquele momento único, lindo!
PROCOVA: Como são recrutados os(as) modelos de suas fotos? Existe alguma exigência de sua parte na escolhas deles(as)?
MP: Não tenho mais exigência alguma. No passado, quando freqüentava mais as diversas cenas do underground carioca, tinha uma tendência maior por meninas exóticas, tatuadas, estilo européia. Hoje em dia não tenho mais regra alguma. Toda Mulher é linda! Basta se permitir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário