Abaixando a Máquina – Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca é um documentário que aborda questões importantes do fotojornalismo contemporâneo, do ponto de vista de cidadãos fotografados em diversos conflitos urbanos da cidade do Rio, paralelo a ética(ou falta de) dos profissionais no momento do registro e sua posterior publicação pela imprensa.
O filme aborda características marcantes do Rio, como o futebol e o carnaval, mostrando registros do trabalho de fotógrafos no Maracanã e no desfile da Unidos da Tijuca, escola de samba que trouxe o fotojornalismo como seu samba enredo em 2007.
Um outro aspecto importante são diversos depoimentos a respeito da relação que existe entre os fotógrafos com as comunidades carentes: como são realizadas as coberturas nos conflitos armados e o posterior registro da tragédia consumada, conflitos, chacinas e confrontos diversos.
Com a produção de Berg Silva & Rafael Guimarães, além da importante colaboração de Domingos Peixoto, fotógrafo de O Globo, o documentário foi realizado pela produtora Núcleo da Imagem em parceria com a Approach Comunicação, empresa de comunicação e assessoria de imprensa do Rio de Janeiro.
Abaixando a Máquina tem depoimentos importantes de nomes de peso da fotografia do Rio de Janeiro tais como: Alex Ferro, Alexandre Brum, Ana Branco, Berg Silva, Carlos Wrede, Custódio Coimbra, Daniel Ramalho, Domingos Peixoto, Estefan Radovicz, Evandro Teixeira, Flavio Damm, Gabriel de Paiva, Guilherme Pinto, Ignácio Ferreira, Ivo Gonzalez, J. Egberto, João Laet, Leonardo Rozario, Luis Alvarenga, Luiz Morier, Marcelo Carnaval, Márcia Foletto, Marcos Tristão, Michel Filho, Orlando Abrunhosa, Severino Silva, Uanderson Fernandes, Wania Corredo e Wilton Jr, além de outras importantes participações. Não deixa nada a desejar ao Bang Bang Club Sul Africano.
vai nessa:
http://www.youtube.com/watch?v=KkzP4-UqNB8
Nenhum comentário:
Postar um comentário