quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

True Norwegian Black Metal Photographs by Peter Beste - 2008

Peter Beste gosta de fotografar o macabro, o bizarro e o grotesco. Já se empenhou em vários temas muito interessantes e durante sete anos de sua vida se infiltrou e  conviveu  de perto com a subcultura Black Metal da Noruega, suas bandas e a paisagem nórdica. O que chama a atenção no livro /ensaio que foi lançado em 2008 é ver os integrantes das bandas "posando" para fotos, o que não é muito comum, a não ser para as promocionais de seus respectivos cd's.



O Black Metal norueguês teve seu ponto de partida nos anos 90 com as bandas  Mayhem e Burzum que por sua vêz tinham musicalidade e conceitos influenciados diretamente pelos ingleses do Venom, a suíça  Celtic Frost/Hellhammer, a holandesa Mercyfull Fate, a sueca Bathory e várias brasileiras tendo o Sarcófago como principal ícone; todas essas, um pouco mais antigas e básicas quanto a tudo que se refere ao "metal satânico" . Alguns acontecimentos polêmicos envolvendo integrantes dessas bandas norueguesas chamou atenção da mídia mundial  e consequentemente a cena extrema começou a ter mais notoriedade, como o caso da igreja queimada por Varg Vikernessem, (Burzum) e o assassinato de Euronymous (Mayhem) por Varg (eles eram "coleguinhas" de banda no Mayhem).


Caso algum desinformado quanto ao assunto esteja lendo isso, o Black Metal é uma das vertentes do metal extremo cujas letras das músicas falam sobre paganismo, satanismo, morte, rituais e é claro sobre o ódio visível pelo cristianismo.

Baboseiras à parte, Beste lançou True Norwegian Black Metal em
2008 e quanto às imagens, trata-se de um trabalho fotográfico sensacional que retrata a tal cena Black Metal da Noruega de forma sincera. Dentre seus fotografados está o ex-vocalista da banda Gorgoroth, Gaahl, que disse numa entrevista para uma revista especializada em cultura obscura que "não se sentiu a vontade posando para as fotos e que aquilo era estranho para ele ". 


Confira algumas fotos desse ensaio aqui no Faith  e também no site:

























 






fotos de Peter Beste

Nenhum comentário:

Postar um comentário