![]() |
| M.Porão |
Impressão fine art é aquela que segue os padrões de qualidade de reprodução em fotografias, artes digitais ou obras de arte, garantindo durabilidade, fidelidade e conformidade com as exigências dos fotógrafos, artistas, curadores, salas de exposições e museus.
Também chamada de impressão giclée ou fine print, a impressão fine art caracteriza-se por ser um processo artesanal, ainda que utilizando equipamentos e insumos de alta tecnologia.
Para cada trabalho existe uma abordagem técnica, utilizando-se ferramentas tecnológicas como os programas de manipulação de imagem e ajustes de cor, o que faz com que o artista ou fotógrafo tenha oportunidade de acompanhar e ir ajustando suas imagens de acordo com o que os equipamentos específicos podem oferecer garantindo durabilidade durante muitos anos.
Giclée é o termo genérico utilizado para caracterizar a impressão de uma obra de arte sobre diferentes materiais como a tela, o papel algodão através de uma impressora à jato de tinta de alta definição e de grande formato.
A origem da palavra giclée vem do verbo francês gicler que em poucas palavras quer dizer: espirrar, jorrar jatinhos. Essa palavra descreve perfeitamente o processo, onde gotículas de tinta são ―espirradas‖ sobre o material utilizado.
Existem dois tipos básicos de papéis para impressão fine art: os chamados fotográficos e os papéis de algodão.
Papéis Fotográficos:
Photo Matte ou Photo Glossy: papel de alfa-celulose em sua composição, revestido com polietileno estruturado e camada de microporos receptores de cor.
É o equivalente atual dos papéis fotoquímicos tradicionais, resistente a água e desbotamento, com durabilidade estimada de 75 anos em condições ideais. Possui larguras de 60 a 110.
Papéis de Algodão: papéis de altíssima qualidade que oferecem um suporte resistente ao envelhecimento, são acid free e têm durabilidade garantida de até 200 anos em condições de conservação museológica.
Por também apresentarem admirável fidelidade de cores, são os mais largamente utilizados no comércio de obras de arte, coleções particulares ou de museus.
Os papéis à base de algodão possuem uma boa variedade de acordo com o tipo de superfície, oferecendo alternativas para diferentes tipo de trabalhos, imagens ou resultados pretendidos.
Photo Rag: produzido pela empresa alemã Hahnemühle, é um papel feito com 100% de algodão, branco e totalmente fosco. Muito utilizado para fotografias em preto e branco ou cor, devido ao seu excelente gamut de pretos. É encontrado nas gramaturas de 188 e 308g, com larguras também de 60 e 110 cm. O papel Photo Rag Hahnemühle 308g é certamente um dos melhores suportes existentes para reprodução em fine art.
Velvet: papel 100% algodão, branco, fosco e texturizado. É um papel indicado para múltiplos usos, sejam impressão de fotografias preto e branco ou coloridas, assim como arte digital. Sua textura marcante é um recurso valioso para fotos digitais chapadas ou com baixa resolução, ajudando a compor a imagem e disfarçando eventuais defeitos do original. Recomendado para uma largura de 110 cm.
Barita: papel alfa-celulose, branco, liso e brilhante que junta as qualidades de um papel de algodão com uma superfície brilhante encontrados nos antigos papéis de fibra da Ilford em que se faziam as clássicas fotos em preto e branco. O barita oferece uma característica muito expressiva, principalmente nas fotos PB com bastante contraste e nas fotos coloridas bem saturadas. Larguras ideais de 60 e 110 cm.
Smooth: papel 100% algodão, branco, liso e totalmente fosco. Indicado para diversos tipos de imagens - coloridas e preto e branca. Sua característica mais marcante é ter uma superfície bem lisa, suave, livre de texturas que possam causar alguma interferência na imagem.
Canvas: material produzido para se assemelhar ao máximo a uma tela de pintura, possui textura de tecido resistente a água podendo ser estendida e montada sobre chassis de madeira. Possui dois tipos de superfície: brilho, que remete a pinturas em tinta acrílica, e fosca, que remete a tintas pastel. É possível ainda fazer interferências após a impressão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário