quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Gramatura, Resolução, Lineatura e Interpolação

M.Porão
Gramatura: é a medida que se usa para classificar tipos de papel. É uma relação entre a sua espessura e o peso do material que o compõe.
 
A gramatura de um papel é definida pelo peso de uma folha de 100 x 100 cm. Portanto, quando se diz que um determinado papel tem gramatura 180 gramas, significa que uma folha daquele papel medindo 100 x 100 cm pesará 180g. 

Tem papéis cuja composição os faz serem mais grossos porém mais leves que outros. A gramatura é uma referência para comparação, não quer dizer que quanto maior a gramatura melhor o papel, isso varia de acordo com cada resultado pretendido.

- Papel ideal para imprimir cor ou p/b: no processo de impressão por inkjet não existe essa diferença. Existem diversos tipos de papel que vão servir muito bem para imagens coloridas ou PB. É mais uma questão de gosto pessoal.

Papel foto ou algodão: mais uma vez, é uma questão de gosto. O papel fotográfico pode ser considerado mais tradicional e remete aos usados em processo fotográfico, à base de sais de prata. Os papéis algodão são mais novos e apresentam maior durabilidade, sendo mais utilizados em trabalhos artísticos, trabalhos que se destinam a venda como obra de arte, para coleções etc…
 
M.Porão
 Resolução

Existe um mito de que tudo que vai ser impresso tem que estar com resolução de 300 dpi. Isto foi difundido a partir da exigência de máquinas de impressão offset, usadas em gráficas. Equipamentos como impressoras inkjet não têm essa necessidade, pois imprimem com resolução de 2880 lpi. O ideal é que a resolução não fique abaixo de 100 dpi no tamanho final, sem interpolação.

 
LPI
 
A lineatura é a quantidade de pontos por cm ou polinear. Quanto maior a lineatura menores serão os pontos (pois tem que caber mais pontos no mesmo espaço, 1 cm linear) e quanto maior a lineatura maior será a resolução da imagem impressa (desde que adequada ao tipo de papel, ao tipo de tinta e ao processo de impressão).
 
O que é dpi?
 
dpi é a abreviação de dots per inch, que quer dizer pontos por polegada, em inglês.

Portanto, quanto mais pontos por polegada quadrada na imagem, melhor sua definição. Com poucos pontos por polegada a imagem fica com aspecto serrilhado ou ―pixelado - na linguagem técnica.

 
Interpolação

Interpolação é um recurso que os programas gráficos apresentam, no sentido de criar, por meio de cálculos matemáticos, pontos (―dots ou ―pixels) onde eles não existem.

 
A princípio isso daria uma melhorada na imagem, mas para equipamentos com alta precisão de leitura da imagem isso acaba dando um efeito  desfocado, prejudicial no resultado final.

fonte: http://www.hahnemuehle.com/en/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário