quinta-feira, 1 de outubro de 2015

cine noia - Maracaná

 
post original:
 
Em 2014, a Copa do Mundo voltou ao Brasil depois de 64 anos, quando o Uruguai se sagrou bicampeão mundial em pleno Maracanã, contra a Seleção. E, nada mais justo para os uruguaios que o lançamento de um filme sobre a competição no país da Celeste.
 
Os diretores Sebastián Bednarik e Andrés Varela lançaram, em Montevidéu, o documentário "Maracaná" que tem 70 minutos de imagens inéditas em alta definição, após três anos de pesquisa por filmagens do Mundial de 1950.
 
- Nós saímos buscando na Europa, em países que participaram daquele Mundial, e não aparecia o material bruto que queríamos. Finalmente, estava na Cinemateca do Uruguai, dos anos 70, que tinha sete filmes, com registros da Copa do Mundo - explicou Bednarik.
 
Ghiggia parte para fazer gol do título uruguaio em 1950 (Foto: Reprodução / SporTV)Ghiggia parte para fazer gol do título uruguaio em 1950 (Foto: Reprodução / SporTV)
 

Para Andrés Varela, é inacreditável que esteja seja o primeiro filme sobre a Copa do Mundo de 1950 a ser lançado no Uruguai.

- Uma história incrível. Se fosse em outro país, já teríamos 30 filmes sobe o Maracanã. Incrível que em 64 anos está saindo agora o primeiro filme. Não somente o lado uruguaio, porque o filme   fala dos dois lados. Fala dos homens que viveram essa aventura nos dois países - disse.

O documentário também trata do momento político dos dois países. No caso do Brasil, era ano de eleição, como  em 2014. Já os uruguaios passaram por uma greve, já que tinham empregos fora do futebol, antes da disputa do Mundial.

- Os jogadores da seleção uruguaia tinham passado por sete meses de greve. Precisaram vencer uma greve como operários e sindicalistas. Coisa que hoje não acontece nem de perto. O atleta ganha milhões de dólares, vive outras coisas. Por isso, o Maracanazzo existiu em 1950, e não em 2014 - destacou Varela.

Réplica do avião que levou jogadores de volta para o Uruguai (Foto: Reprodução / SporTV)Réplica do avião que levou jogadores de volta para o Uruguai (Foto: Reprodução / SporTV)

    emocione-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário