A banda carioca Pós Sismo está completando 14 anos e se destaca pela postura brutal e caótica de sua música ultra pesada e rápida. Para os apreciadores da sonoridade submundana da banda que já tiveram a oportunidade de assistí-los ao vivo, acaba sendo uma experiência única: não existe nada mais fulminante e desesperador. O contraponto dessa retórica pode ser constatada ao conversar com alguns membros da atual formação pois é justamente a personalidade camarada, calma e pacífica que também chama atenção!
Porão - Assisti ao Pós Sismo em ocasiões importantes, abrindo inclusive para as gringas Extreme Noise Terror e Rattus. Afirmo que não há banda de crust/grindcore brasileira que mais me faça surtar! Interessante é que parece que ao menos o Maizena (vocal) nem curte somente som extremo. Podem falar sobre isso?
entrevista por Porão
fotos - acervo particular da banda
Porão - Assisti ao Pós Sismo em ocasiões importantes, abrindo inclusive para as gringas Extreme Noise Terror e Rattus. Afirmo que não há banda de crust/grindcore brasileira que mais me faça surtar! Interessante é que parece que ao menos o Maizena (vocal) nem curte somente som extremo. Podem falar sobre isso?
Marcelo Maizena - Sou dj e locutor de loja Porão! Curto os sons que meus pais ouviram nos anos 50, 60, 70 e 80. Adoro música eletrônica, miami bass, funk melody, bossa nova, mpb, samba partido alto, flash house, disco music, além do rock`n roll, rockabilly, psicobilly, punk rock, gotic rock, pós punk, death, splatter, brutal death, thrash 80 etc. Já tive um projeto chamado Triatoma de punk rock grind nos anos de 95 até 99 que chegou a ser lançado em vinil numa coletânea de bandas do Rio. Mas sinceramente eu não tenho mais o vinil (rs).
banda mais sinistra do underground carioca, tamanha a brutalidade do som e a vibe "no future" desesperadora! Quais as influências existenciais para um som tão estúpido?
Marcelo Maizena - Extreme Noise Terror, Anti Cimex, Raw Noise, Martyrdod, Wolfbrigade, Napalm Raid etc.
Porão - Vocês se correspondem com essas bandas gringas?
Sementes do Colapso http://www.youtube.com/watch?v=H7YMK7Na2Ss |
Marcelo Maizena - Sim, mantemos contatos com algumas !
Porão - A banda já teve algumas formações né? Qual a atual e como foram se esbarrando?
Marelo Mizena - Cativeiro (batera), Maizena(vocal), Dentinho (guitarra), Bode de Sade (baixo) e Leo Crust (guitarra solo). A banda ia acabar em 2012 quando lançamos um cd com a discografia e pensávamos em criar uma outra coisa. Mas conheci o Márcio Cativeiro através do Robot da banda Gore e também o Bode de Sade num evento na Audio Rebel e fluiu uma sintonia e resolvemos retornar à ativa.
Porão - Sentem-se representantes do "lado b" da Cidade Merdavilhosa?
Marcelo Maizena - Não nos achamos representantes de porra nenhuma. Eu, Maizena, só acho que tinha de aparecer mais bandas do estilo pra fortalecer! Fazemos algo que amamos e se conseguimos transmitir esse feeling para as pessoas que nos assistem, agradecemos e ficamos felizes por saber.
Porão - Qual a discoteca básica do crust mundial/nacional na opinião infame do Pós Sismo?
Marcelo Maizena - São as nossas influências musicais mesmo: Martyrdod, Wolfbrigade, Anti Cimex, Mob 47, Discharge, Doom, Battle of Disarm, Totalitar e por aí vai...
Porão - Eu acho que tem muito cuzão no underground, muito mesmo! Não gostariam de aproveitar a oportunidade para meter o malho em todo mundo?!?
Marcelo Maizena - Você tá maluco Porão!? Aí não tocamos mais em lugar nenhum (rs). Quando se toca em banda não pode se envolver em tretas. Pô, o Rio ja é dividido, fora outros lugares!
As Sombras http://www.youtube.com/watch?v=Q-mnE4oNbpU |
Porão - Tá certo! Eu é que sou um escroto atiçador! Mas então, mudando de polêmica: a porra do Carnaval tá chegando: curtem Carnaval?
Marcelo Maizena - Gosto de mulher e no Carnaval tem muita! (rs)
Porão - Puta que Pariu (rs) ! Mas o Pós Sismo representa o "Som da Derrota"?
Marcelo Maizena - Pés no chão, a realidade que ninguém quer ver, a busca violenta e avassaladora da felicidade pelo ser humano!
Porão - Você Maizena, está sempre com uma camisa do Unknow Pleasures do Joy Division bem surrada! Pensa em se suicidar que nem o Ian Curtis?
Marcelo Maizena - Ainda não(rs)! Na verdade eu queria usar outras camisas mas não tem gg(rs)!
Porão - Vocês estão sabendo que tenho planos de usar uma ou algumas músicas do Pós Sismo numas cenas em que atuei no papel de um assassino psicopata num filme de terror thrash de uma galera de Macuco - interior infernal de tão quente da Serra do RJ? Isso é óbvio, se vocês autorizarem!
Marcelo Maizena - Caramba! O que você vai fazer com a música do Pós Sismo?!? Pensei que iar ser pra comédia româtica (rs). A música do Pós Sismo só deve servir pra isso mesmo(rs). O Márcio me disse, fique à vontade! (nota do entrevistador: quando rolou essa entrevista eu já havia pedido autorização aos membros do Pós Sismo)
Marcelo Maizena - Entao tá bom!(rs)
Viver Sofrer http://www.youtube.com/watch?v=LW9TgwdpEfk |
Porão - Curtem os primeiros discos do Napalm Death?
Marcelo Maizena - Eu tinha o primeiro mas tive que vender (rs). Só fiquei com os discos de techno e trance!
Porão - Caralho! Confesso que é difícil de engolir isso: o vocal do Pós Sismo é dj de música eletronica! Isso é muito inusitado e estranho!
Marcelo Maizena - rs. É muito doido sim: gosto de coisas que ninguém gosta!. Falam que sou maluco!
Porão - O que pensam sobre bandas de Black Metal e toda essa vibe satânica?
Marcelo Maizena - Ah, essa é melhor perguntar pro Márcio e pro Bode porque eles tocam em bandas satânicas? rsrsrs
Marcelo Maizena - rs. É muito doido sim: gosto de coisas que ninguém gosta!. Falam que sou maluco!
Porão - O que pensam sobre bandas de Black Metal e toda essa vibe satânica?
Marcelo Maizena - Ah, essa é melhor perguntar pro Márcio e pro Bode porque eles tocam em bandas satânicas? rsrsrs
Márcio Cativeiro - Eu toco no Grave Desecrator (black metal), tenho um outro projeto de crust com o Léo Crust - que é o novo guitarrista do Pós Sismo e que chamamos de Dis-Noise - e toco também no Gore(gore grind). Então pra mim é super de boa tocar estilos diferentes mas de que sempre gostei. Nunca tive problemas por isso. Até mesmo porque o pessoal do Grave Desecrator curte bastante o Pós-sismo. Participei com a minha ex banda - Apokalypytc Raids - do tributo ao Discharge cantando eu próprio a música Decontrol. Sempre fui fã do estilo "toque rápido ou morra"!(rs)
Porão - Mas de uma vez por todas: como poderia ser definido o som do Pós Sismo? Pra mim - Porão - vejo até uma ponte conceitual com o Joy Division! Concordam?
Márcio Cativeiro - Somos uma banda de crust. Talvez tenhamos influências do som pós punk do Joy Division/Ian Curtis devido à decadência e a debilidade humana abordadas através de uma postura depressiva.
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário