quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

a ultima cagada do Capa!

Finalizando a prosa bacana com o João Carpalhau que foi o porta voz de todo o universo do projeto Capa Comics, aqui estão as considerações finais de um dos membros do coletivo mais legal com que entrei em contato em todos esses anos de mídia alternativa.

entrevista por Porão

Porão - Como se deu exatamente a aproximação entre você e o desenhista Alex Genaro resultando na concepção do Detritão? A Merda foi feita?

Carpalhau -  O Alex é meu irmão mais velho. Uma amizade com uma história longa e que já dura mais de 20 anos. Acho que já comentei que minha mãe é professora e fui alfabetizado em casa com gibis, pois é, ela foi professora do Genaro e acabou nos apresentando. Costumo dizer aos dois que a culpa disso tudo é deles. O Alex me arrastou pra Icongrafx que era uma editora e curso de HQs no Largo do Machado. Foi lá que a coisa começou a ficar séria!

Porão - Quantos personagens estão previstos para o Capa?

Carpalhau -  Uma infinidade: as ideias não param nunca e há muitos projetos em desenvolvimento. Há também o Capa Comics Apresenta, onde vamos mostrar trabalhos de outros quadrinistas, não necessariamente da Baixada Fluminense, mas que se propõe a colocar o nosso Brasil no gibi.

Porão - Vocês estão famosos? 

Carpalhau - Tá ai uma coisa que realmente não sei. Mas eu gosto daquela frase do Churchill que diz: "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo." A gente tá sempre entusiasmado com o que faz, isso posso garantir. 

Porão - Bem, vou deixar essa livre para passar a mensagem para os admiradores e para as groupies!


Carpalhau -  Ops!(risos) Groupies? Onde?! (rs) É sério. Nesse ramo não há muito glamour e quem imagina que há, está redondamente enganado. Fazer quadrinhos no Brasil é extremamente difícil, ainda mais quando você está construindo uma coisa a partir dos alicerces, pelo menos em nível de Baixada Fluminense. O que nós da Capa Comics realmente queremos é elevar o patamar da nona arte para um novo nível e acima de tudo sermos conhecidos por nossas histórias e traçados, mas não por nossos rostos. A mensagem que gostaria de deixar para todos é que olhem sempre ao seu redor e nunca esqueçam suas origens. Também quero agradecer pela oportunidade de ter batido esse papo sagaz com você, Porão. Muito bacana a iniciativa. Então, é hora de ir nessa. EXCELSIOR!









Porão - Lágirmas escorrem da minha cara pálida! Então só pra finalizar: o Detrito gostaria de posar pra mim?

Carpalhau - O Detrito é meio resignado. Não sei se ele gostaria de exibir sua carcaça por ai. Mas como criador do personagem, a gente dá um jeito de obrigar ele a fazer isso. (rs)

Porão - Ok, foi uma bela cagada!


Carpalhau - (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário