segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

cine noia - the lover

The Lover (O Amante) é um filme belíssimo sobre a descoberta da sexualidade de uma adolescente, filha de franceses, com um empresário chinês, um homem adulto, que choca as convenções sociais e revela sob um ângulo inusitado o desequilíbrio das relações pessoais e políticas durante o período da dominação colonial do sudeste asiático.

Depois de décadas produzindo uma literatura com reputação de difícil, a cultuada escritora Marguerite Duras (1914 - 1996) teve seu romance “O Amante”, de cunho autobiográfico, transformado em “best-seller”. O Amante - o livro - foi escrito em 1984 e recebeu o Prêmio Goncourt, o mais importante da literatura francesa consgrando-se como sua obra mais célebre. Trata-se de um episódio da adolescência de Duras: sua iniciação sexual, aos quinze anos e meio, com o chinês rico de Saigon. Se as personagens e os fatos são verídicos, a escrita os transfigura e transcende; não sabemos em que medida a história é verdadeira. Os encontros amorosos são, ao mesmo tempo, intensamente prazerosos e infinitamente tristes; a vida da família contrapõe amor e ódio, miséria material e riqueza afetiva. A presença da mãe, sua desgraça financeira e moral, do irmão mais velho, drogado, cruel e venal e do irmão mais novo, frágil e oprimido, constituem uma existência predominantemente triste e por vezes trágica, de onde Duras extrai um esplendor artístico que se reflete em sua própria pessoa - personagem enigmática, quase de ficção. No filme, a narrativa se desenrola em torno de imagens fascinantes resultando num trabalho primoroso.
O sucesso do livro despertou o interesse de produtores europeus e logo foi transformado em filme pelas mãos do habilidoso diretor francês Jean-Jacques Annaud. A requintada versão recebeu uma indicação de melhor fotografia ao Oscar. Jane March está sublime e é quase impossível não ficar excitadíssimo e acabar se masturbando (foi o que fiz!) nas belíssimas cenas de sexo. Tony Leung Ka Fai - o amante afinal - também se sai muito bem. 

L'amant (ou The Lover)  tem produção  franco, britânica, vietnamita e a fotografia é de Robert Fraisse (também finíssima!)

por Porão

    assista o Making OFF:


Nenhum comentário:

Postar um comentário