quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

cine noia - Old Boy

Oldboy é o filme sul coreano de 2003, intermediário  numa trilogia sobre vingança, iniciada em 2002 por Boksuneun Naui Geot (Sympathy for Mr. Vengeance) e sequenciada em 2005 por Chinjeolhan Geumjassi (Sympathy for Lady Vengeance). Seu roteiro é baseado num mangá homônimo japonês criado por Minegishi Nobuaki e Tsuchiya Garon. 



Escrito e dirigido por Chan-Wook Park, foi exibido no Brasil em Maio de 2005: um homem, Dae-su Oh (Min-sik Choi), é preso por bebedeira e depois de solto da cadeia com a ajuda do amigo No Joo-hwan (Dae-han Ji), é misteriosamente sequestrado numa cabine telefônica quando tentava falar com sua filha pequena. É então mantido prisioneiro num quarto por quinze longos anos, sem ter a mínima ideia do motivo alimentado normalmente e tendo apenas uma televisão como diversão, de onde descobre num noticiário policial que sua esposa foi encontrada morta e que o principal suspeito era ele mesmo, através de provas plantadas para incriminá-lo. Ele também fica sem saber o destino de sua filha de três anos.






Durante todos os anos de cárcere forçado, o homem passa o tempo fazendo condicionamento físico e treinando movimentos de luta marcial golpeando uma parede, e por causa do isolamento, sofre com alucinações envolvendo formigas. Seu maior desejo, alimentado por anos de ódio, é sair da prisão, descobrir o motivo do cárcere e se vingar violentamente do responsável. Mas, para sua surpresa, após quinze anos, ele é solto dentro de uma mala no alto de um prédio no mesmo lugar onde no passado estava a cabine telefônica, recebendo dinheiro, um telefone celular e roupas novas.
a capa mais conhecida




Começa sua trajetória em busca de informação para poder cumprir seu desejo de vingança, onde surge em seu caminho uma bela cozinheira de restaurante, a jovem Mi-do (Hye-Jeong Kang), que o ajuda na jornada e por quem se apaixona, além de outros personagens sinistros e fundamentais para o entendimento de todos os eventos do passado de sua vida (incluindo antigos colegas de colégio, conhecidos como Evergreen Old Boys), como um homem poderoso chamadoWoo-jin Lee (Ji-tae Yu). 



Uma trama confusa, um filme bastante soturno e enigmático. Com custo consegui assistir até o fim pois há revelações crescentes e reviravoltas que mantém a atenção e interesse em suas longas duas horas de duração. Não há pressa para se consumar uma vingança, pois ela tarda, mas uma hora chega e a paciência é um grande segredo para o objetivo. No caso de Oldboy, a vingança é um prato que se come quente, pois após ser libertado de sua prisão o protagonista torna-se obcecado por vingança o mais rápido possível, além de tentar descobrir o motivo do cárcere. Sem contar que depois de conhecer pessoalmente o responsável por perder quinze anos de sua vida, ele é obrigado a participar de um jogo onde tinha apenas cinco dias para encontrar a resposta, ou a jovem Mi-do seria assassinada. 

Oldboy é dramático, mas seu roteiro é inteligente com cavalares doses de pancadarias e violência,cenas sangrentas de tortura com direito a dentes arrancados com alicate e língua cortada, sem contar uma cena onde Dae-su devora um polvo vivo. Fico imaginando o sofrimento do animal vivo ao sentir as dentadas rasgando-lhe o corpo.


Curiosamente, quando Dae-su está assistindo TV em seu cárcere privado, aparece rapidamente na tela uma cena do clássico A Noiva de Frankenstein (1935), onde o monstro (o lendário Boris Karloff sob forte maquiagem) está aprendendo a fumar. E na cena final, numa floresta coberta de neve, as filmagens foram na Nova Zelândia, país conhecido por suas paisagens belíssimas (como as vistas na trilogia de O Senhor dos Anéis).



     por Porão

Nenhum comentário:

Postar um comentário